Vida Cristã

“Transformada!” por Nancy Leigh DeMoss

305414_10150492181957571_1909760105_n (1)Recentemente eu topei com uma mulher a quem eu não via por várias semanas. Quase não a reconheci. Seu cabelo, normalmente loiro, havia se tornado completamente branco. A transformação foi dramática. Foram necessários apenas quarenta minutos e um pouco de descolorante.

Se ao menos a transformação espiritual fosse assim tão fácil! Apenas ler um livro, encontrar um conselheiro, participar de uma conferência, fazer um novo compromisso, derramar algumas lágrimas no altar, memorizar alguns versículos… e, pronto, aí está um cristão maduro e piedoso.

Ao contrário, a experiência de muitos crentes se parece com isso:

Comprometer-se. Fracassar. Confessar.
Comprometer-se novamente. Fracassar novamente. Confessar novamente.
Comprometer-se novamente. Fracassar novamente. Desistir.

Depois de toda a luta e esforço, nós tendemos a querer uma “solução rápida”, uma vitória “de uma vez por todas”, afim de que não tenhamos que permanecer lutando com as mesmas velhas questões.

Em minha caminhada com Deus, descobri alguns princípios úteis sobre como a mudança espiritual ocorre.

Desejo e Tempo

1) Mudança espiritual profunda e duradoura raramente acontece de um dia para o outro. É um processo que envolve treinamento, provações e tempo. Não há atalhos.

Ouvimos falar de pessoas que estão sendo dramaticamente libertas das drogas ou do alcoolismo, e nós podemos perguntar: “Por que Deus não faz isso por mim? Por que eu tenho que lutar contra esse vício de comida, contra a lascívia, a preocupação e a raiva?”

Antes que os filhos de Israel pudessem possuir a Terra Prometida, eles tiveram que expulsar as nações pagãs que ocupavam Canaã. A vitória final estava assegurada se eles “confiassem e obedecessem”, mas levaria tempo. “Não os lançarei de diante de ti num só ano”, disse Deus. “Pouco a pouco, os lançarei de diante de ti” (Ex. 23:29-30).

Deus está comprometido em conquistar os corações e desenvolver o caráter de Seu povo. Isto requer um processo.

2) Mudança espiritual requer desejo. Devemos nos perguntar: Será que eu realmente quero mudar, ou eu estou contente em permanecer como estou? Quão importante é, para mim, ser como Jesus? Que preço estou disposta a pagar para ser santa?

Desejos piedosos são nutridos pela oração e pela meditação em Cristo, que é o objeto de nosso desejo. Enquanto leio a Escritura e fixo o olhar no Senhor Jesus, percebo o meu coração desejoso de ser como Ele: humilde, santo, compassivo, rendido à vontade de Deus, e sensível às sugestões do Espírito.

Quando o nosso desejo por santidade é maior do que a nossa vontade de permanecer onde estamos, já demos um grande passo para a transformação espiritual.

Quão grande é o seu desejo de ser transformada, para parecer mais com Jesus? Você oraria a Ele sobre esse assunto neste momento?

3) Mudança espiritual flui de um relacionamento íntimo com Jesus. Quanto mais O amamos, maior será a nossa motivação para obedecer-Lhe e fazer as escolhas que Lhe agradam.

A questão mais importante na vida é quem ou o que nós adoramos. O processo de verdadeira mudança ocorre à medida em que somos libertados de nosso amor e adoração a nós mesmas, ao prazer, e a este mundo, e nossos corações se tornam inteiramente dedicados a Cristo.

4) Mudança espiritual exige disciplina. Eu me lembro de ficar sentada em pequenas salas de prática, sem janelas, por horas a fio, enquanto era estudante universitária, tocando a mesma música várias e várias vezes. Eu sabia que nunca iria alcançar meu objetivo — tocar música belamente — sem aquela rigorosa disciplina.

Disciplina com o propósito de piedade não é o mesmo que o esforço próprio. Pelo contrário, significa cooperação consciente com o Espírito Santo — submetendo-se a Ele para que Ele possa nos conformar à imagem de Cristo.

O problema é que queremos o resultado sem o processo. Queremos a vitória sem a guerra.

É inútil orar e esperar por mudança espiritual, enquanto você fica sentada, colada em um aparelho de televisão, ou negligenciando os meios que Deus proveu para nosso crescimento na graça. Estudo da Bíblia, meditação, culto, oração, jejum, prestação de contas e obediência são disciplinas que produzem uma colheita de justiça em nossas vidas.

Quem ou o que você está adorando? Além disso, qual área de sua vida espiritual você necessita de disciplina? Por que você não chama uma amiga e propôe a ela que vocês passem a prestar contas uma à outra acerca das suas atividades espirituais a fim de se ajudarem mutuamente a se manterem firmes?

5. Mudança espiritual é operada pelo Espírito Santo, enquanto exercemos fé e obediência. Houve ocasiões em que Deus prometeu expulsar os inimigos de Israel, mas algumas vezes Ele disse: “Vocês devem expulsar o inimigo”. Algumas vezes, Deus disse: “Eu vou lutar por vocês”. Outras vezes, Ele disse: “Vocês devem lutar”.

Então, como é isto? Deus luta, enquanto nós “descansamos Nele”, ou temos de lutar contra os inimigos de nossas almas? Segundo a Escritura, a resposta é: os dois. “Desenvolvei a vossa salvação… porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:12-13).

A verdadeira mudança espiritual é iniciada e possibilitada pela habitação do Espírito de Deus; tudo é pela graça, a qual recebemos enquanto perseveramos em humildade, obediência e fé.

6. Mudança espiritual é possível (e assegurada) por causa da nova vida que recebemos quando nascemos de novo. De acordo com a Palavra de Deus, no momento da regeneração, nos tornamos “uma nova criação” (2 Coríntios. 5:17). Para o crente, uma vida santa não é uma questão de esforço árduo, mas de andar na realidade de uma mudança sobrenatural que já aconteceu.

A santificação é o processo pelo qual a mudança que Deus tem feito em nós é trabalhada em nossa experiência cotidiana, na medida em que “somos transformados, de glória em glória, na Sua própria imagem [de Cristo]” (2 Coríntios 3:18). É um processo vitalício, e às vezes doloroso. Mas, temos a confiança de que um dia a transformação será completa e “seremos semelhantes a Ele, porque haveremos de vê-lo como Ele é” (1 João 3:2).

Você recebeu esta nova vida em e através de Cristo? Se sim, o que, de forma prática, significa andar na realidade da mudança sobrenatural que já teve lugar em você?

Copyright Revive Our Hearts.
_________

Este post é uma tradução de três artigos de Nancy Leigh DeMoss publicados originalmente no blog True Women, traduzidos e re-publicados com permissão.

* Nancy Leigh DeMoss é autora, conferencista e apresentadora do Revive Our Hearts (Aviva Nossos Corações), um programa de rádio diário para mulheres. Ela tem vários livros, CDS e DVDs com palestras de sua autoria, e os usa para promover avivamento pessoal e em grupo, e auxiliar mulheres a desenvolver um relacionamento mais íntimo com Deus.

* Tradução: Arielle Pedrosa

Você também pode gostar...

17 comentários

  1. Thaianne diz:

    Muito edificante, que Deus lhe abençoe ricamente!

    Responder

  2. Jessika Malheiros diz:

    Glória a Deus. Fui extremamente ministrada.

    Responder

  3. Danusa Petra diz:

    Realmente muito edificante. Que possamos aprender e colocar em prática!

    Responder

  4. Cleide Souza diz:

    Amei ler essa mensagem pois, através dela pude entender que o processo da santificação raramente acontece de um dia para o outro e que envolve treinamento, provações, tempo e que não há atalhos. Muito obrigada seus artigos estão sendo abençoadores para mim.

    Responder

  5. Raquel diz:

    Que excelente artigo!Fui muito edificada.Nesses dias atuais em que a concepção triunfalista predomina no arraial evangélico, é bom ver um texto que traz uma visão bíblica e realista do crescimento espiritual.Meditando nas letras dos hinos antigos e atuais que são compostos por crentes fiéis,encontramos também esse encorajamento e visão de uma vida cristã de lutas diárias e contínuo andar com Deus.

    Responder

  6. Marisa Alves Barreto. diz:

    Que maravilha de artigo, eu estava precisando ler algo tão bom assim.
    Preciso colocar em prática em minha vida,mas as lutas diárias são grandes!
    Mas acho que me achegando aos pés de Jesus eu conseguirei,pois tendo em mãos
    artigos como esse que nos edificam e nos ajudam muito a meditar em nosso relacionamento com o Pai,terei vitória!

    Responder

  7. Marisa Alves Barreto. diz:

    Que Deus continue a abençando para trazernos maravilhosos ensinos com esse.

    Responder

  8. Através dessa mensagem pude entender que o processo da santificação raramente acontece de um dia para o outro e que envolve treinamento, provações, tempo e que não há atalhos. Muito obrigada seus artigos estão sendo abençoadores para mim.

    Responder

  9. Ana Carolina diz:

    A caminhada cristã requer perseverança! Mas, que bom saber que ao nosso lado está sempre o Deus gracioso e todo poderoso que opera em nós tanto o querer quanto o realizar! A jornada é difícil, mas recompensadora, quando temos Cristo como alvo!

    Responder

  10. Angela Novais diz:

    Maravilhoso texto, edificou minha vida e abriu meus olhos para necessidade de ser persistente na luta por mudança.

    Responder

  11. Maria Alice diz:

    Eu realmente precisava ler isso!

    Sou grata a Deus por este blog, pela disposição de quem toma conta em se preocupar na edificação da Igreja do Senhor .

    Obrigada tradutoras!!!

    “Continuem continuando”

    Pra Glória de Deus!

    Responder

  12. Veridiane diz:

    Gostei muito disso, precisava muito, para entender a caminhada cristã e a necessidade de persistência e constância.
    Obrigada! Glória a Deus por isso!

    Responder

  13. Às vezes a caminhada cristã é tão árdua! Mas, quando olhamos pro Autor e Consumador da nossa fé, fica mais tranquilo prosseguir.

    Obrigada pelo artigo, equipe MP!
    Um abraço!
    Em Cristo,
    Francine

    Responder

  14. Tatyana Ramirez diz:

    Excelente!

    Responder

  15. Artigo excelente!Desafiador e ao mesmo tempo fortalecedor.

    Responder

  16. Marcia diz:

    Excelente texto! Fui confrontada em muitas atitudes que tenho tido. Que Deus me ajude a colocar em prática o que li aqui.

    Responder

  17. Natalia Camelo diz:

    Texto maravilhosamente edificante e motivador.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *